Dr. Wellington Castellucci Junior
Possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (1995), mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto na área de História da América Latina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Resistência, Trabalho, Liberdade, Escravidão. Publicou dois livros pela editora Annablume relacionados com a baleação: Caçadores de baleia: armações, arpoadores, atravessadores e outros sujeitos envolvidos nos negócios do cetáceo no Brasil e Pescadores e Roceiros: escravos e forros em Itaparica na segunda metade do século XIX.
PUBLICAÇÕES
CASTELLUCCI, Wellington. A persistência no século XX: poucas baleias, muitas histórias.
CASTELLUCCI. Wellington. De cativos a baleeiros: uma amizade indissolúvel entre dois africanos no outro lado do Atlântico (Itaparica, 1816-1886).
CASTELLUCCI. Wellington. Nas franjas da plantation: trabalho e condições de vida de escravos e libertos em pequenas propriedades de Itaparica: 1840-1888.
CASTELLUCCI, Wellington. Pescadores e balleiros: a atividade da pesca da baleia nas últimas décadas dos oitocentos - Itaparica (1860-1888).