Dra. Leticia D'Ambrosio
É investigadora do Programa de Arqueologia Subaquática e Centro de Investigação do Patrimônio Costeiro da Universidade da República desde o ano de 2004. Coordena o Núcleo de Investigações Antropológicas da Costa e do Mar (UDELAR).
Integra o grupo de investigação “Núcleo de Estudos sobre Populações costeiras tradicionais”, do Diretório de Pesquisa CNPq do Brasil.
Suas principais linhas de investigação têm sido a antropologia social e os processos de construção identitária, a antropologia da educação realizando trabalho de campo em escolas e análises de representações sociais nas práticas e discursos escolares. Na área do patrimônio cultural realizou investigações sobre a construção social do patrimônio cultural e sua inter-relação com processos sociais múltiplos, promovendo estratégias de gestão integral do patrimônio cultural. No campo da antropologia marítima e do estudo de populações costeiras tem realizado investigações sobre os ofícios tradicionais costeiros e trabalhos de análise sociocultural sobre a inter-relação dos grupos sociais com os recursos naturais. Atualmente, pesquisa sobre a caça de leões marinhos e baleias na costa do Uruguai.
Na área da antropologia visual realizou análises das representações sociais identitárias a partir de fotografias e ilustrações e produziu materiais audiovisuais etnográficos e antropológicos.
PUBLICAÇÕES
D'AMBROSIO, Leticia; et al. La industria lobera em Isla de Lobos: distintos actores yformas de explotacion de la especie.
D'AMBROSIO, Leticia; et al. La pesquería artesanal del Mejillón: hacia una propuesta de co-manej.
D'AMBROSIO, Leticia. La explotación de lobos y ballenas por la corona española en los mares del sur: intereses económicos y geopolítico.
D'AMBROSIO, Leticia; et al. El mundo sumergido.
ADOMILLI, Gianpaolo Knoller; CAMARERO, Letícia D'Ambrosio; QUIROZ, Daniel. O tecer de uma rede sul americana de antropologia marítimo costeira: relato de uma experiência em andamento.
Leticia D´Ambrosio é licenciada em Antropologia pela Universidade da República (Uruguay), mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Argentina). É Bacharel em Antropologia Social e Política e pós-graduada em Gestão e Política em Cumunicaçao e Cultura pela Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociais (Argentina). Atualmente é doutoranda em Antropologia Social pelo Instituto de Altos Estudos da Universidade de San Martín (Argentina) e finaliza sua tese sobre práticas sociais no espaço marítimo costeiro.
Atua como Professora Adjunta (grau 3) com dedicação exclusiva no Centro Universitário da Região Leste- Universidade da República.